sábado, 21 de março de 2009

15 anos de resistência!

No labor do cotidiano o Grufemi constroe sua história pautada na partilha, união e amor.
A comunidade Itaobiense reuniu-se na tarde quente de domingo para celebrar os 15 anos de história e resistência do Grupo Feminino Itaobiense. Estiveram presentes várias autoridades, como o Presidente da Câmara Municipal, o S.r Pedro Paulo Vieira de Macedo e, amigos que admiram o trabalho do grupo.
As mulheres rememorizaram a sua história de trabalho e luta em prol da emancipação da mulher itaobinense e do resgate da cultura local. Depois, assopraram as velinhas e repartiram o bolo. Ops! Os salgados e o guaraná. Para completar o ritual o grupo, acompanhado de violão, caixa e pandero, soltou a voz.
Penerei fubá
Fubá caíu
Eu tornei penerar
Fubá subiu...
Êta batuque bonito! A grande roda se formou, no ritmo das palmas e tambores as cantigas brotoram como a nascente do rio Jequitinhonha.
Agradecimentos:
Ao Departamento de Esportes, Cultura, Turismo e Lazer pela concessão do som;
A Xarope, que se disponibilizou gratuitamente para a montagem e operação do som;
As sócias do Grufemi e amigos que contribuíram para realizaram do evento.

Em breve no Cinemuro de Itaobim

Foto: Andrette Ferraz

A Oficina de Imagens do Projeto IrRadiando (Belo Horizonte) gravou em março um documentário sobre a história do Grufemi. O documentário será editado por Andrette Ferraz e Breno Filth, responsável pelo núcleo de audiovisual da Casa da Juventude de Itaobim.
Em breve no Cinemuro de Itaobim, estréia do documentário Grufemi - 15 anos de resistência!
Você já é nosso convidado(a)!

Boi Janero 2009

Foto: Arquivo do Departamento de Esportes, Cultura, Turismo e Lazer.

Em janeiro de 2009, o Grufemi foi o convidado especial do Departamento de Esportes, Cultura, Turismo e Lazer da Prefeitura Municipal de Itaobim para abrilhantar a tradicional festa do Boi Janero realizada desde a década de 60 por Maria Trovão (in memoria) e seu grupo de foliões.
Aos quatro noites foram marcadas pelo compasso dos tambores e vozes de mulheres, homens e crianças que entoavam: Quem foi que disse que Janero não saía, Janero tá na rua com prazer e alegria... Numa alegria frenética as noites foram marcadas com muita folia a São Sebastião e muito batuque ao Boi Janero, que encanta os adultos e faz medo as crianças.
Viva ao Boi Janero, Viva a cultura Negra, Viva a cultura itaobinense!